O Hospital

Em Cambé, fruto da luta de homens e mulheres da comunidade, liderados pelo saudoso Pe. Symphoriano Kopf, em 13 de junho de 1.957, em terreno cedido pela Companhia de Terras Norte do Paraná, foi lançada a Pedra Fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Cambé, sendo logo iniciadas as obras da construção. Para isto, Pe. Symphoriano obteve recursos do Poder Público, da comunidade local através de campanhas junto aos fazendeiros, sitiantes e comerciantes, além de contar com a ajuda do exterior, principalmente da Alemanha, sua Terra Natal.

Pronta primeira Ala decidiu-se fazer algumas adaptações e colocá-la em funcionamento para atendimento básico, acontecendo em 02 de julho de 1.966 sua inauguração.

CONSTRUÇÃO DA 2ª ALA

No ano de 1.984, a Mesa Administrativa, presidida pelo Provedor GEORGES EL HAUOLI, traçou como principal objetivo à reforma e ampliação do Serviço de Pronto Atendimento 24 Horas, reformas nos ambulatórios e a construção da 2ª Ala destinada a internações, incluindo a Ala dos Benfeitores e Pediatria Menino Jesus. Para o início destas obras foi utilizado recurso oriundo da venda da fazenda doada a Santa Casa de Misericórdia de Cambé pelo Dr. Mário de Araújo Lima, além de outros detalhados a seguir:

OBRAS DA 2ª ALA DO HOSPITAL

REFORMA E AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

As obras têm início no ano de 1.985 e é concluída no ano de 1.986. Esta reforma foi possível com a colaboração da Fundação Lions Internacional e parte da venda da fazenda doada pelo Dr. Mário de Araújo Lima.

A ampliação do Serviço de Pronto Atendimento 24 Horas ocorreu no ano de 1.996, quando a população cambeense passa a ter um Serviço ampliado e resolutivo, capaz de oferecer maior comodidade e segurança as pessoas que procuram atendimento.

A ampliação do Serviço de Pronto Atendimento 24 Horas contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde e receita operacional do próprio Hospital.

SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS – APÓS A REFORMA E AMPLIAÇÃO DE 1.996

Pronto Atendimento

2006 –  Início das Obras da 3ª Ala – incluindo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos, novo Centro Cirúrgico, com 6 salas de cirurgia e Pronto Socorro.

UTI

2008 – FOI INAUGURADA A  UTI  COM CAPACIDADE DE 10 LEITOS

UTI

2010 – O NOVO PRONTO SOCORRO

Pronto Socorro

2011 – NOVO CENTRO CIRÚRGICO

Centro Cirurgico

REFORMA E CONSTRUÇÃO DO AMBULATÓRIO PARA ATENDIMENTO DE PARTICULARES E CONVÊNIOS

A entrada da Santa Casa de Misericórdia de Cambé para o ambulatório de particulares e convênios foi reformada, e novos consultórios e sala de espera foram construídos. Essa obra foi viabilizada através de uma parceria com a UNIMED-Londrina, por meio do adiantamento de faturamento e receita operacional do Hospital, sendo concluída no ano de 1.996, e reformada novamente no ano de 2.003.

CONSTRUÇÃO DA 2ª ALA-  PISO SUPERIOR- ALA DOS BENFEITORES

No ano de 1.986, tem início à construção da 2ª Ala do Hospital, sendo que o piso superior, onde se localiza a Ala dos Benfeitores, composta por 15 apartamentos com banheiro privativo, sendo 02 apartamentos de luxo, 09 apartamentos simples e 04 apartamentos com 02 leitos e berçário. Foi inaugurada em Março de 1.998, proporcionando aos pacientes particulares e de convênios uma nova opção em hotelaria hospitalar a preço acessível. A conclusão deste Piso somente foi possível pela parceria firmada com a UNIMED. Em janeiro de 2012 para se adequar ao novo padrão da Santa Casa de Cambé a Ala dos Benfeitores passou por mais uma reforma.

CONSTRUÇÃO DA 2ª ALA-  PISO INFERIOR- PEDIATRIA MENINO JESUS

Sempre primando pela qualidade no atendimento prestado ao paciente, valorizando um atendimento seguro e humanizado, a Santa Casa de Cambé percebeu a necessidade de ter um Serviço específico para o atendimento dos pequenos pacientes.

Com as obras iniciada no ano de 1.986, a inauguração de mais um capítulo de amor na história da Santa Casa de Misericórdia de Cambé, somente aconteceu em julho de 2.000, através de parcerias firmadas com o Ministério da Saúde, através do PROGRAMA REFORSUS, Secretaria Estadual de Saúde através da colaboração com equipamentos, materiais, medicamentos e treinamento a enfermeiras, auxiliares de enfermagem e médicos por meio do Programa “Protegendo a Vida”.Não podemos nos esquecer aqui da colaboração valiosa da comunidade no geral, que muito lutou junto com a Mesa Administrativa do Hospital para que esta obra fosse concluída.

REFORMA DA 1ª ALA-  PISO SUPERIOR- ALA DOS PROVEDORES

Prestar um atendimento humanizado, primando pelo nosso “Compromisso com a Vida” sempre foi o principal objetivo da Santa Casa de Cambé, assim no ano de 1.999 o Hospital elaborou um Projeto para a reforma do Piso Superior da 1ª Ala – Ala dos Provedores. O Ministério da Saúde, através de emenda Parlamentar do Deputado Federal Luiz Carlos Hauly,   firmou o Convênio nº 2334/99, o que possibilitou reformar as enfermarias, sendo a obra concluída em março de 2.001. A Ala dos Provedores é composta por enfermarias, Centro Cirúrgico e Obstétrico e Maternidade.